Aumentando o seu faturamento em parceria com Afiliados
Trabalhar com o Programa de Afiliados da Hotmart é uma ótima maneira de aumentar suas chances de vender mais. Uma boa rede de contatos vai gerar resultados significativos, incluindo maior divulgação, melhor segmentação de público, aumento de tráfego para o site e índices mais elevados na conversão de acessos em vendas.
Dúvida nos cálculos? A gente te ajuda!
Você ainda tem dúvidas práticas em como definir a comissão a ser oferecida para cada Afiliado? Então, preste atenção no restante desse texto. Vamos te contar detalhes importantes sobre três passos básicos que você deve seguir na hora de fazer os cálculos. Pegue calculadora, papel e caneta e vamos começar!
Primeiro passo: levantamento de custos
A comercialização do seu produto digital não gera gastos com espaço físico, logística ou funcionários, mas isso não quer dizer que o negócio tenha custo zero. Então, coloque na ponta do lápis quais são suas despesas mensais.
Considere tudo, desde o investimento em divulgação até as contas do provedor da Internet e da energia elétrica. Este resultado deve ser dividido pela quantidade média de itens vendidos por mês, para que seja definido o custo de cada unidade. Para terminar, o valor precisa ser somado à tarifa paga para a Hotmart.
Um exemplo para facilitar
Imagine que você esteja vendendo um e-book por R$ 50,00. Todos os meses, faz um investimento de cerca de R$ 1 mil para manter suas vendas virtuais, considerando custos com publicidade e despesas gerais de manutenção.
No mesmo período, a média é de 250 unidades vendidas. Isso quer dizer que cada item tem um custo de comercialização de R$ 4,00. Além disso, para cada produto digital vendido você paga uma tarifa de R$ 5,95 (9,9% + R$1,00) para a plataforma. Portanto, no final, o custo individual do seu material é de R$ 9,95. Simples, não?!
Bom, então já podemos partir para a segunda etapa: a definição do preço.
Segundo passo: definição de preço
Vamos continuar considerando que você esteja comercializando um e-book por R$ 50,00. Para saber se o valor do produto é adequado, nunca se esqueça do princípio básico de que: os produtos digitais precisam ser mais acessíveis do que os itens físicos, pois poucas pessoas comprarão seu material se encontrarem um conteúdo semelhante, mais barato, em lojas convencionais. Pesquise sempre!
Verifique o valor das principais publicações da área nas livrarias e também cheque quanto seus concorrentes virtuais estão cobrando. Preços dentro da média vão assegurar que seu material tenha boa competitividade. É muito importante também, estudar as comissões oferecidas por produtos concorrentes no mercado de afiliação que tenham o mesmo tema ou nicho.
Portanto, se depois de realizar os levantamentos você chegar à conclusão de que fixou um valor muito alto, a solução será baixar. Isso não significa perdas, necessariamente. Se o seu preço estiver mais adequado ao conteúdo que será entregue, é provável que haja, na realidade, um aumento nas vendas.
Bem, agora que você já conhece os custos de comercialização do seu produtos e também já definiu um preço adequado para ele, finalmente está na hora de chegarmos à última etapa.
Terceiro passo: fixação da comissão
Vamos voltar à situação hipotética de que seu e-book é vendido por R$ 50,00, com despesas totais de R$ 9,95. Nesse caso, você terá uma sobra de R$ 40,05.
Esse valor é o seu lucro! É sobre ele que o percentual das comissões deve ser calculado. Agora a principal pergunta a ser respondida é: quanto do seu lucro você está disposto a investir em parceiros de divulgação?
As comissões podem variar dependendo do produto. Trabalhar com valores muito pequenos não é aconselhável, pois isso pode tornar seu produto digital pouco atraente para Afiliados, que são parceiros importantes do seu negócio e precisam ter condições vantajosas de trabalho. Os Afiliados investirão no produto, apresentando para sua audiência ou comprando tráfego e por isso querem ser bem pagos pelo trabalho.
A regra de ouro é: considerar que o Afiliado deseja ter de retorno o dobro do que investiu na divulgação do seu produto para pagar seus custos e ter lucro. Se cada venda realizada custa X de divulgação para ele, ele quer receber 2x por essa venda.
Por outro lado, oferecer comissões excessivamente elevadas pode acabar fazendo com que você perca muito em faturamento. Não há dúvidas de que a indicação do Afiliado é bastante valiosa e de que deve ser bem valorizada, mas também é justo que você fique com uma boa parte do lucro.
Por este motivo, oferecer mais de 65% em comissões exige estratégias de vendas estudadas, com cálculos bem feitos, para que depois não exista a sensação de que está perdendo dinheiro.
DICA!
Ofereça no mínimo 30% de comissão para que consiga atrair a atenção dos parceiros. Considere ainda a possibilidade de aumentar um pouco mais essa margem, chegando a até cerca de 50%.
Tenha em mente que, quanto mais afiliados você atrair, maiores serão as chances de venda. Na prática, isso vai significar mais dinheiro na sua conta! De qualquer forma, saiba que não existe uma fórmula mágica com um percentual pré-definido. Cada caso é um caso!
Caso você tenha dúvidas com relação a essa questão, sugerimos o contato direto com o nosso Suporte. Estamos prontos para te ajudar!
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