Como configurar sua API através do Webhook (Postback)?

 O Webhook é a ferramenta usada para integrar as notificações da Hotmart com outros sistemas. Ele automatiza o envio de uma notificação POST para a(s) URL(s) cadastradas pelo produtor em nossa plataforma, de acordo com a atualização do status de uma transação.

Por exemplo, se um produtor disponibiliza o conteúdo do seu produto em uma área de membros externa, o Webhook viabiliza a liberação do acesso do cliente ao produto assim que a transação assume o status de "compra aprovada".

Conheça neste vídeo os recursos que a ferramenta apresenta ao produtor que opta por entregar o acesso utilizando notificação POST:

 

Adicionando novas configurações:

1. Acesse sua conta na Hotmart pelo link: https://app-vlc.hotmart.com/login

2. No menu lateral, escolha Ferramentas 

3. Clique em Webhook

4. Na nova tela, você poderá adicionar suas configurações no símbolo de + 

5. Crie a nova configuração

Nesta tela você deverá inserir o nome da sua segmentação e marcar os eventos desejados.

Os eventos disponíveis são: compra cancelada, compra completa, boleto impresso, compra aprovada, pedido de reembolso, compra reembolsada, chargeback, abandono de carrinho e compra expirada. 

Em seguida, escolha se você quer que a segmentação abranja todos os produtos ou somente um produto específico e insira a URL de envio. 

Dica: você poderá explorar estes eventos para criar segmentações importantes para o seu negócio. Como por exemplo, uma segmentação para recuperação de vendas, selecionando pedidos de reembolso, chargeback, assinaturas em atraso e etc.

6. Clique em salvar 

Você poderá criar quantas configurações quiser, editá-las, desativá-las ou removê-las da sua lista. Para isso, basta selecionar o botão correspondente à ação na lateral direita da configuração 

OBS.: Caso a URL inserida apresente algum erro, a configuração será desativada automaticamente para que novas notificações não sejam enviadas desnecessariamente.

Criando a integração:

Dentro do menu Webhook, você encontrará toda a documentação necessária para configurar a sua integração. 

Basta clicar na aba Documentação  e consultar os parâmetros utilizados para gerar as notificações. Você encontrará as seguintes informações:

  • nome do parâmetro
  • se a informação é enviada ou não para o afiliado
  • descrição e explicação do parâmetro
  • formato e tamanho

Nesta aba, você também poderá encontrar o token de verificação e segurança. 

Atenção: para efetuar essa integração, recomendamos que você peça auxílio a um programador ou que você possua conhecimentos em programação, ok? 

Acompanhando o envio de posts:

Dentro do menu Webhook, você encontrará a aba Histórico .  Lá, você pode acompanhar todos os envios realizados e os seus status. 

Os posts que apresentarem erro serão reprocessados até terem uma resposta positiva do servidor ou completarem 5 tentativas. Se você quiser reprocessá-lo novamente, basta clicar no botão ao lado do status do post 

Os status serão sempre indicados pelos códigos de HTTP. Se você encontrou algum número de status que você não reconheça, basta consultar o significado aqui.

Na aba Histórico, você também pode visualizar o Payload enviado e Responses dadas àquela notificação. Isto é, a carga de informações relevantes que foram enviadas naquele evento e qual foi o retorno do sistema notificado.

Por exemplo, as informações da carga enviada foram: produto, status, transação e afiliado. Já a response dada pelo sistema do produtor foi o status OK

Atenção: se você já usava o Webhook (Postback) antes da atualização, você poderá consultar os posts enviados antes da atualização da ferramenta. Para isso, clique nas abas Posts Enviados ou Posts Pendentes 

Caso ainda tenha dúvidas ou dificuldades com relação a esse processo, entre em contato com o nosso suporte! Estamos sempre à disposição para atendê-lo! 

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