O que é e como configurar o Funil de Vendas?

O Funil de Vendas é uma funcionalidade disponível na Hotmart que pode ser útil para que você relacione a divulgação de seus produtos, oferecendo downsells, upsells e cross-sells quando um comprador adquirir um de seus produtos, o produto setup, que inicia o processo de vendas pelo Funil.

Ele se baseia em conduzir seu cliente desde o momento em que ele toma conhecimento de seu produto ou serviço até a efetivação do negócio. Ou seja, trata-se de conduzir a jornada percorrida por cada indivíduo do seu público-alvo rumo a seu objetivo final, que é a concretização da venda.

Para utilizar essa ferramenta é necessário que o usuário seja o produtor principal do produto, por isso afiliados, Atendentes, Gerentes de Afiliados e Coprodutores não podem configurar o Funil.

Além disso, as três condições abaixo devem ser contempladas para que o produtor inicie sua configuração do Funil:

  • Ter dois ou mais produtos cadastrados aprovados;
  • Ter conta cadastrada como pessoa jurídica;
  • A página de vendas do primeiro produto (chamado de produto "setup") poderá ser uma página interna da Hotmart ou externa. Já as demais páginas de vendas dos demais produtos do funil devem ser necessariamente externas.

Upsell, Downsell e Cross Sell - as principais estratégias que poderão ser aplicadas na criação do Funil de Vendas:

  • Upsell consiste em oferecer produtos úteis ao consumidor, após primeira compra. Não necessariamente o segundo produto terá um valor maior que o anterior.
  • Downsell é uma estratégia de vendas utilizada para convencer o consumidor que recusou a compra. Ele recebe uma segunda chance de comprar o mesmo produto, agora com melhores condições.
  • Cross Sell é uma estratégia de vendas que mescla a utilização do Upsell e do Downsell no Funil de Vendas, oferecendo opções ao cliente de acordo com a sua ação positiva ou negativa ao produto previamente ofertado.

Para criar seu Funil de Vendas na plataforma Hotmart, siga os passos abaixo:

1. Acesse sua conta Hotmart pelo link: https://www.hotmart.com/login 

2. Após acessar sua conta, você deverá clicar em Ferramentas e, em seguida, selecionar a opção Funil de Vendas:

3. Nessa página, inicie o processo clicando no botão Novo Funil no canto direito superior da página. 

Na criação do funil o produtor cria uma sequência de páginas que evolui em um fluxo que varia com a opção do comprador de aceitar ou não a compra. 

4. Na tela seguinte, você deverá preencher os seguintes campos para iniciar a configuração:

  • Defina o "Nome do Funil" -> Insira o nome que deseja dar ao Funil;
  • Selecione o Produto para o qual deseja criar o funil;
  • Selecione para qual oferta o funil será aplicado;
  • A opção de pagamento por meio do cartão de crédito é obrigatória, mas você também pode escolher a opção de boleto bancário.

Após configurar essa primeira parte, clique no botão "Salvar" para dar continuidade ao processo. 

5. A página seguinte será exibida, e você deverá clicar em "Editar etapas":

Para estruturar o seu Funil de Vendas, você pode montar sequências de ofertas dos seus produtos de modo que, ao realizar uma compra, o cliente será imediatamente encaminhado para a próxima oferta.

Sendo assim, vamos criar as etapas do seu Funil?

1- Você foi encaminhado para essa página, e nela deve clicar em "Início":

2- A seguinte janela será exibida:

Preencha os campos e clique em "Salvar". Repare que você poderá adicionar os textos que aparecerão no botão de compra e o texto que aparecerá na opção de “Não” do Funil, além da URL da página que apresentará a oferta referente ao Funil para o comprador.

O produto selecionado nessa janela deve ser o produto para o qual você deseja guiar o comprador após a compra do produto Setup.

E, pronto! Você já deu início ao fluxo do seu Funil:

3. O próximo passo é definir qual será a página seguinte do funil: para onde você quer encaminhar o comprador caso ele opte por comprar ou não seu segundo produto? Você poderá criar uma nova etapa guiando-o para uma página de obrigado e finalizando o funil, ou criar quantas etapas desejar.

  • Caso opte por finalizar o funil:

  • Caso opte por seguir com o Funil:

Após cadastrar todas as etapas, você poderá visualizá-las e editá-las. Sendo assim, defina os caminhos pelos quais cada etapa direcionará o comprador, dependendo da escolha do mesmo por SIM ou NÃO, clicando no link Editar.

Veja um exemplo de um funil com duas etapas e logo após, duas páginas de obrigado:



IMPORTANTE: no funil não podem existir etapas órfãs. O que isso significa? As últimas etapas do funil devem ser guiadas para uma Página de Obrigado. Para se certificar de que seu fluxo acabou da maneira correta, repare se os botões verdes e vermelhos (na imagem representados por "Quero Comprar" e "Não, obrigado) não estão clicáveis. Eles devem estar ofuscados. 

É hora de instalar o código Widget em suas páginas de vendas!

Nas páginas da segunda etapa em diante, será necessário instalar em suas páginas de vendas os códigos HTML do Widget do Funil de Vendas (que exibirão o botão de compra na página de vendas que você informou para cada etapa). Segue abaixo o passo-a-passo:

1. Obtenha o código de cada etapa no botão “Código do Widget” e o insira na sua página. Você pode copiá-lo clicando no ícone a seguir:

2. Após as etapas terem sido criadas e os códigos inseridos em cada página de vendas de cada etapa, o Funil deve ser ativado. Existem duas maneiras de ativá-lo.

  • Na própria página do Funil, clique em ativar no canto superior direito da página.

  • Ou, através da opção Ferramentas localizada no menu do lado esquerdo da plataforma, onde serão exibidos todos os funis criados por você!

Após a ativação, o status muda, conforme imagem abaixo:

E, pronto! Caso queria testar o Funil configurado, é só fazer uma compra teste! Uma dica é fazer essa compra por boleto, para que não seja necessário solicitar o reembolso para o cartão, ok? E lembre-se que, para testá-lo, você deve lembrar de comprar o produto pela oferta configurada!

Se tiver qualquer dificuldade ou dúvida sobre esse tema, envie uma solicitação para o nosso Suporte! Estamos à disposição para ajudá-lo!

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação