Este artigo aborda os seguintes tópicos:
- Como acompanhar o reembolso
- Como acontece o processo de reembolso?
- Qual o prazo de garantia para os produtos hospedados na Hotmart? E caso eu desista da minha compra, o que preciso saber sobre o reembolso?
- Como saber e onde localizar o meu prazo de garantia em caso de desistência da compra?
- O que fazer quando o prazo de garantia está expirado?
- Solicitei o reembolso dentro do prazo de garantia diretamente com o produtor, mas ainda não recebi resposta. Qual o próximo passo?
A Hotmart é a plataforma de gerenciamento inteligente de vendas e distribuição de produtos digitais e, através dela, produtores, afiliados e compradores podem criar, vender e obter experiências.
Quando você efetua um pedido de reembolso na plataforma da Hotmart o status da sua compra modifica-se para Reclamado e, isto significa que o pedido de reembolso foi solicitado.
Importante saber: Nas compras com status Reclamado, o acesso ao seu produto é automaticamente bloqueado após a solicitação do pedido de reembolso. E caso queira voltar a acessá-lo, você deverá pedir o cancelamento da solicitação de reembolso.
Quando você solicita o reembolso em nossa plataforma, independentemente do prazo de garantia para desistência de sua compra, o produtor tem até 5 dias corridos para efetuar a liberação do seu reembolso. Neste período de tempo o produtor pode entrar em contato com você para verificar o motivo do seu pedido, tentar revertê-lo e, ainda, receber seu feedback.
Como acompanhar o reembolso
Se você já fez um pedido de reembolso, poderá acompanhar o status da solicitação. Basta inserir o código da transação e o e-mail que você recebeu a compra.
Após o período de 5 dias corridos, o processo de reembolso poderá seguir três caminhos:
1 ) Nos casos em que o prazo de garantia do seu produto esteja vigente, caso o Produtor não entre em contato ou, você não tenha recebido um email de confirmação do reembolso neste período, nós da Hotmart temos autonomia para iniciar o processo de reembolso a partir do décimo primeiro dia.
Não se preocupe! Como sua solicitação foi feita dentro do prazo de garantia do produto, seu reembolso será efetivado sem empecilhos!
2) Se o prazo de garantia do seu produto expirou, porém você solicitou seu reembolso ao produtor dentro deste prazo, você poderá entrar em contato com o nosso time de Suporte para que nossa equipe verifique o status da sua solicitação. Neste caso, não deixe de anexar a imagem do seu pedido enviado ao produtor, certo?
3) Se o prazo de garantia do seu produto expirou e você não solicitou seu reembolso ao produtor dentro deste prazo, você poderá entrar em contato com o suporte do Produtor para verificar se algo pode ser feito no seu caso em específico. Porém, é muito importante lembrar que esse ressarcimento nem sempre é possível, devido ao processo de compra que envolve muitos agentes, dentre eles: Produtores, Coprodutores e Afiliados.
Após o período de 5 dias, como acontece o processo de reembolso?
Os reembolsos, em sua maioria, são realizados para a mesma modalidade de pagamento escolhida no momento da sua compra. Você pode verificar o status do seu reembolso diretamente na sua conta bancária, fatura do cartão utilizado ou extrato de pagamento.
É muito importante observar que o sistema pagador responsável pelo seu reembolso possui os próprios processos e prazos para liberação do seu pagamento. Para melhor te informar, abaixo listamos alguns dos métodos e seus prazos para proceder a restituição do valor de sua compra:
Forma de pagamento |
Forma de reembolso |
Prazo para reembolso (após aprovação e liberação do procedimento de reembolso pela Hotmart) |
Cartão de crédito |
Reembolso no cartão |
Fatura atual ou subsequente |
Cartão de débito |
Reembolso na conta-corrente bancária* |
07 dias úteis para compras Nacionais 15 dias úteis para compras Internacionais |
Boleto bancário |
Reembolso na conta-corrente bancária* |
07 dias úteis para compras Nacionais 15 dias úteis para compras Internacionais |
PayPal |
Saldo do Paypal ou cartão |
30 a 60 dias |
Samsung Pay ou Google Pay |
Cartão |
30 a 60 dias |
Conta Hotmart |
Saldo Hotmart |
Reembolso Imediato |
Qual o prazo de garantia para os produtos digitais hospedados na Hotmart? Caso eu desista da minha compra, o que preciso saber sobre a possibilidade de reembolso?
O sistema da Hotmart concede aos produtores digitais configurações dos prazos de garantia de 7, 15, 21 ou 30 dias para os seus produtos oferecidos dentro da plataforma.
Estas configurações proporcionam maior segurança aos compradores no momento de decisão de compra, pois o prazo mínimo estipulado (7 dias) para desistência da compra está garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Nos casos em que o pedido de cancelamento e reembolso são solicitados dentro do prazo de garantia estipulado, o reembolso da compra é efetuado sem empecilhos.
Como saber e onde localizar o meu prazo de garantia em caso de desistência da compra?
1) Na página de checkout: no momento de finalização da compra do seu produto, você encontrará a aba Termos de Compra (veja a figura abaixo), basta clicar para verificar o prazo de garantia referente ao seu produto.
2) Diretamente com o produtor ou vendedor: ao efetuar sua compra pela Hotmart, um email de confirmação de compra é enviado automaticamente para o seu endereço e nele consta o contato do suporte do Produtor.
- HOTDICA: Se você tiver dificuldades para localizar o email de confirmação de compra basta pesquisar pelo assunto: Compra Aprovada: acesse seu produto.
Verifiquei o meu prazo de garantia, porém ele já expirou. O que eu posso fazer?
Caso o prazo de garantia para desistência da compra e reembolso esteja expirado, você poderá entrar em contato com o suporte do Produtor para verificar se algo pode ser feito no seu caso.
Porém, é muito importante lembrar que esse ressarcimento nem sempre é possível, conforme comentado anteriormente.
Devido aos procedimentos adotados por cada um dos envolvidos no processo de compra, a Hotmart não possui autonomia para realizar o reembolso de compras em que o prazo de garantia já tenha expirado.
Solicitei o reembolso dentro do prazo de garantia diretamente ao suporte do produtor, mas ainda não recebi resposta do procedimento feito na plataforma da Hotmart. Como resolver isto?
Se você solicitou o reembolso ao produtor, porém ainda não recebeu uma resposta do seu procedimento de reembolso na plataforma da Hotmart entre em contato com o Suporte e envie as imagens da sua solicitação para nossa equipe.
Os prints das mensagens trocadas devem conter o remetente e o destinatário, data e hora de envio e conteúdo completo da mensagem (recortes no meio da tela de celular não são válidos, tudo bem?). Com estas imagens, um de nossos agentes estará prontinho para lhe ajudar!
Caso você tenha solicitado o cancelamento e o pedido de restituição do valor pago pela compra dentro do prazo de garantia, o valor da compra será restituído integralmente.
Se ainda você possuir dúvidas referentes aos prazos de garantia para desistência da compra e seu pedido de cancelamento e reembolso, ou ainda, precise obter maiores informações sobre o status do seu pedido de reembolso realizado durante o prazo de garantia, você pode abrir uma solicitação em nosso Suporte. Nossa equipe estará à disposição para te auxiliar!
Comentários
2 comentários
Eu quero o reembolso do curso fomula da importao eo da compra acistida.mando imail pro vendedor mais.nao mirespondi os meus imails.
Olá estou com dificuldades em acessar o site e concluir meu pedido de reembolso.
Artigo fechado para comentários.