Como declarar meus rendimentos no meu Imposto de Renda?

Muitos produtores e afiliados apresentam dúvidas sobre como efetuar os lançamentos dos rendimentos pagos pela plataforma Hotmart na sua declaração de Imposto de Renda. Sempre recomendamos que você consulte um contador para te orientar nessa questão, entretanto, seguem abaixo algumas informações que podem servir de auxílio:

 

Afiliado Pessoa Física

As comissões recebidas pelo AFILIADO devem ser declaradas como sendo a fonte pagadora o PRODUTOR de cada item anunciado. Você pode obter as informações do produtor por meio dos Recibos Emitidos (para acessá-los, faça login na Hotmart e clique em Recibos > Emitidos) e também pelo Resumo Anual de Receitas disponibilizado pela Hotmart (para acessá-lo, entre em sua conta na Hotmart e clique em Relatórios > Resumo Anual de Receitas). 

As comissões recebidas no ano anterior (janeiro a dezembro) devem ser informadas na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda da pessoa física entregue até o final de abril de cada ano.

Exemplo: até 30 de abril de 2017, deverão ser informadas, na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, as comissões recebidas de janeiro a dezembro de 2016.

 

Afiliado Pessoa Jurídica

As comissões recebidas pelo AFILIADO devem ser declaradas de acordo com a opção de tributação escolhida (MEI, simples nacional, lucro presumido, lucro real, etc).

Para cada tipo de tributação, existe uma obrigação acessória específica que terá o objetivo de informar ao governo os seus rendimentos. O contador que acompanha seu negócio digital pode te ajudar a entender quais são as obrigações aplicáveis ao seu negócio PJ.

Você pode obter as informações do produtor por meio dos Recibos Emitidos (para acessá-los, faça login na Hotmart e clique em Recibos > Emitidos) e também pelo Resumo Anual de Receitas disponibilizado pela Hotmart (para acessá-lo, entre em sua conta na Hotmart e clique em Relatórios > Resumo Anual de Receitas).

 

Produtor Pessoa Física

As comissões recebidas pelo PRODUTOR devem ser declaradas como sendo a fonte pagadora o COMPRADOR de cada item anunciado. O produtor pessoa física estará obrigado a emitir Nota Fiscal Avulsa (ou qualquer outro tipo de nota fiscal disponibilizado em seu Estado ou Município) para o comprador. O valor da nota deverá ser sempre igual ao valor do produto vendido ao comprador e nunca do valor recebido. Os rendimentos auferidos com a venda dos seus produtos devem ser computados para fins de declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física. Recomenda-se consultar um profissional para o correto cumprimento de suas obrigações legais, as quais poderão variar de acordo com sua situação específica.

 

Produtor pessoa Jurídica

Conforme for a natureza do item comercializado, o vendedor poderá estar obrigado a emitir Nota Fiscal (quando comercializar produtos) ou Nota Fiscal de Serviços (quando comercializar serviços). O Valor da nota deverá ser sempre igual ao valor do produto vendido ao comprador e nunca igual ao valor recebido. Recomenda-se consultar um profissional para o correto cumprimento de suas obrigações legais, as quais poderão variar de acordo com sua situação específica.

As comissões recebidas pelo PRODUTOR devem ser declaradas de acordo com a opção de tributação escolhida (MEI, simples nacional, lucro presumido, lucro real, etc). Para cada tipo de tributação, existe uma obrigação acessória específica que terá o objetivo de informar ao governo os seus rendimentos.


Caso tenha alguma dúvida relacionada a essa questão, você pode abrir uma solicitação em nosso Suporte com o assunto DECLARAÇÃO IR. Nossa equipe estará à disposição para te auxiliar!

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 8 de 13
PARA SABER MAIS, VISITE O NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação