Como funciona o processo de Revisão e por que meu produto foi reprovado?

Finalizado o processo de cadastro de um produto, ele será submetido à Equipe de Revisão da Hotmart que irá verificar vários aspectos no cadastro do produto, bem como o conteúdo do mesmo, a fim de constatar se estão adequados às políticas da plataforma e terá então seu índice de Blueprint calculado, ou então pode ser reprovado e não poderá ser vendido pela Hotmart. O prazo de avaliação do produto é de até 72 horas úteis e, como resposta, você irá receber uma notificação por e-mail da decisão do revisor.

 

Fatores de reprovação direta ou bloqueio do produto

  1. Produtos sem autoria ou sem autorização de revenda: Um dos critérios de aprovação é a confirmação de que o produto foi realmente criado pelo usuário que publicou. Para isso, é necessário que a autoria esteja clara no material e que o nome do autor seja o mesmo do usuário. Se você usa algum pseudônimo? Não há problema algum, basta informar em algum dos seus arquivos essa especificidade.
    1. Comercializar um produto a pedido de outra pessoa sem ter autorização ou coautoria: Há duas formas de resolver essa situação, a primeira é ativando a coautoria, ou caso o autor não tenha uma conta na Hotmart, o próprio autor deve entrar em contato conosco e a segunda é o envio de documentos que comprovem que o autor está ciente que seu produto será comercializado por outra pessoa.
    2. Plágios traduzidos de obras estrangeiras: É comum usuários pegarem e-books em outros idiomas, traduzirem e depois tentarem comercializar sem a devida autorização do autor original. Hoje na Hotmart existem produtores que trabalham com o modelo de representação de autores/experts estrangeiros e foram aprovados sem problema algum mediante apresentação de documentos que mostrem a concessão para comércialização destes materiais.
    3. Produtos com direito de revenda: esse tipo de produto não é permitido na Hotmart, por isso, sugerimos que priorize conteúdos criados por você.
  2. Produtos adicionados em categorias erradas, não adicionados ou corrompidos: Seu produto é um e-book? Então, ao criar o produto, certifique-se que você selecionou a categoria EBOOK, DOCUMENTOS e adicionou o arquivo certo para o download. O mesmo vale para outras categorias. Caso seu produto seja um acesso ao site, ele deverá estar na categoria SITES DE MEMBROS, SERVIÇO DE ASSINATURA, assim por diante. Teste o download e veja se o arquivo não está corrompido (durante o upload sua conexão pode falhar, por exemplo), verifique se todos os arquivos foram adicionados e você não se esqueceu de nada.
  3. Não escolher o melhor formato e extensão adequado para seu produto: Tome cuidado com extensão na qual seu produto foi salvo. Por exemplo, não é recomendado que você salve um e-book em word. Esse tipo de documento pode ser alterado pelo leitor e não é tão profissional quanto um PDF ou um ePub. O mesmo vale para áudio e vídeos, uma vez que, ao usar uma extensão não tão comum, o comprador pode não ter em seu computador o programa que abra seu produto. Na hora de subir o arquivo, tenha cuidado ao subir arquivos que podem abertos com maior facilidade na maioria dos computadores. Se o produto for um software, junto a ele é recomendável que tenha algum manual de instalação que ajude o comprador a usar seu produto facilmente.
  4. Produtos com valores inadequados ao conteúdo oferecido: Faz parte das regras de aprovação que o preço seja adequado ao produto. Ou seja, é ideal que o consumidor pague um valor condizente com a qualidade do produto adquirido. Uma das formas que a Hotmart encontra para avaliar a qualidade de um e-book, por exemplo, é relacionar a quantidade de páginas com o preço. É usado o parâmetro de no máximo 1 real por página, ou seja, um produto que possui 60 páginas, poderá custar no máximo R$ 60,00. O critério também vale para áudios, vídeos e cursos. Conteúdos reduzidos, produtos muito amadores e produções simplórias podem ser reprovados não só pelo preço que custam, mas também, pela baixa qualidade. É importante informar que esta não é uma regra absoluta, há casos em que o preço e-book é maior do que seu número de páginas, entretanto eles estão acompanhados de vídeos, áreas de membros, comunidades privadas e/ou áudios que complementam o produto.
  5. Produtos com promessas de dinheiro rápido ou com conteúdo de sexo explícito: A Hotmart sempre incentiva que os produtores melhorem a qualidade de seus produtos e que tenham uma relação de respeito com seus compradores e afiliados. Sendo assim, acreditamos que é por meio de produtos de alto nível que produtores e afiliados conseguirão formar uma base sólida de clientes e que o consumo de produtos digitais será uma prática cada vez mais comum. Por isso, para preservar compradores e afiliados, os produtos do nicho de negócios e monetização devem apresentar metodologias e base de conhecimento que de fato consigam sustentar os resultados apresentados ou promessas realizadas. Sabemos que o esforço do cliente influenciará diretamente nos resultados e a equipe de revisão é  rigorosa quanto a produtos que fazem promessas exageradas ou irreais. Produtos de caráter de sexo explícito são sumariamente reprovados em caso de seu cadastramento na Hotmart. Produtos no nicho de Sexologia e Sexualidade são permitidos.
  6. Produtos que não possuem página de vendas: A página de vendas é a parte em que seu produto é exposto para clientes e afiliados, por isso fique de olho no texto e no layout! Páginas de vendas com muitos erros ortográficos, que não expliquem o que é o produto ou que não tenham os links para o checkout da Hotmart são reprovadas. Disponha de tempo para montar sua página de vendas, pois afinal, além de ser um dos critérios de aprovação, é um dos fatores responsáveis pela sua taxa de conversão.  Quanto maior o cuidado que você tem com a sua página, melhor a percepção que o afiliado e que o comprador terão do seu produto.
  7. Oferecer prestação de serviços, maketing multinível e pirâmides : A Hotmart não aceita a prestação de serviços, marketing multinível e pirâmide como produto digital, uma vez que essas categorias tinham um alto índice de reembolso/chargebacks. Sendo assim, produtos do tipo: criação de websites, curtidas, tweets, etc., não são aceitos na avaliação. 
  8. Usar outras plataformas de pagamento na página vendas: Ao usar outra plataforma de pagamentos além da Hotmart, o produtor fere uma das políticas acordadas. Ao inserir um produto, sua página de vendas deve conter apenas o link de vendas da Hotmart, tomando o devido cuidado com a inserção do botão de pagamento, uma vez que o produto só será aprovado se este estiver na página. Ademais, essa é uma regra que protege seus afiliados, assegurando a eles que todo o tráfego que levarem para a página do produtor será passível de comissão caso uma venda seja realizada.

Se o seu produto estiver adequado às políticas da Hotmart, será calculado o Blueprint, sistema de pontuação que irá qualificar os produtos publicados na Hotmart de acordo com as informações cadastradas pelo criador do produto. Quanto mais relevantes e detalhadas forem as informações a respeito do produto, melhor pontuado ele será. Com o objetivo de manter a transparência, determinamos os fatores que são avaliados pela equipe da Hotmart na hora de analisar esse quesito de um produto:

 

Fatores de avaliação do Blueprint

  1. O Nome do produto está apropriado ao conteúdo e anúncio do mesmo?
  2. O Nome cadastrado é realmente o Nome do Produto ou é apenas um Call To Action para atrair afiliados/compradores?
  3. A Categoria do produto é a mais apropriada? (O assunto está coerente com o conteúdo do produto?)
  4. O Formato do produto está correto? (ex: Se for um arquivo PDF, está como e-book?)
  5. O Sumário (Descrição) do produto está claro e contém informações relevantes para o comprador e também para o afiliado?
  6. As Fotos do produto são de boa qualidade? Possui algum tipo de imagem ofensiva ou inapropriada?
  7. As informações de Tamanho do produto estão claras na Página de Vendas? Ex: para e-books é necessário informar o número de páginas ao comprador, para vídeos e áudio é necessário informar a duração.
  8. Há um Kit de Mídia cadastrado para o produto? Qual a qualidade do kit?
  9. Os requisitos mínimos de uso do produto estão explícitos? (Ex: para software é necessário informar qual Sistema Operacional e requisitos do computador, para e-books é necessário informar se é EPUB ou PDF, etc).
  10. A Comissão para o afiliado está atrativa? Ou o trabalho do afiliado não compensa o ganho? (Caso o produtor esteja permitindo afiliações, este item é avaliado)
  11. A Página de Vendas está em um domínio próprio (.com ou .com.br)? (Isto aumenta a credibilidade do comprador)
  12. O produtor trabalhou na Página de Vendas, customizando-a e colocando as informações principais para o comprador e organizando a informações de forma adequada? Ou simplesmente está usando a página gerada automaticamente sem se preocupar em alimentá-la?
  13. A Página de Vendas possui erros de Layout ou diagramação? Apresenta elementos “perturbadores” como Pop-ups, scripts de saída, design poluído com fontes gigantes e muitas cores chocantes?
  14. O texto da página de vendas está bem escrito e adequado para que o comprador faça sua decisão de forma consciente?
  15. Existem links externos que levem o comprador para fora da página de venda e possibilitem que ele faça a compra em outro local? (este é motivo de reprovação imediata)
  16. Existem outros produtos com meios de pagamento que não são a Hotmart na página de vendas ou qualquer outro domínio relacionado ao produto, que possam gerar a possibilidade de “Leak” ou seja, o afiliado poderia perder uma venda? (este é motivo de reprovação no programa de afiliados)
  17. O produto tem boa atratividade? As chances dos afiliados venderem este produto, se promoverem corretamente, são boas?
  18. A qualidade do conteúdo do produto é boa? Os compradores podem ter suas expectativas atendidas? (ex: em E-books, observamos a organização da informação, se existe capa, índice, se o conteúdo é consistente ou se trata apenas de algumas páginas podem não atender a expectativa do comprador).

Continuando, para maiores informações sobre o processo de revisão e a avaliação de blueprint, veja as publicações em nosso blog:

 

Blueprints e Políticas de Reprovação - Guia de Qualidade para o Produtor

8 maiores motivos da reprovação dos produtos digitais


Caso você tenha dúvidas ou problemas com relação a essa questão, sugerimos o contato direto com o nosso Suporte com o assunto REVISÃO DE PRODUTOS e informando o código de ID do seu produto, o qual contém 5 dígitos e pode ser encontrado abaixo do nome do produto listado em Produtos > Meus produtos.

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