Por que minha compra foi cancelada ou meu pagamento não foi reconhecido?

O processo de compra na Hotmart é simples e rápido, apresentando algumas etapas de liberação e aprovação que precisam ser seguidas para que a compra seja aprovada, são elas:

1- Pedido de compra pelo cliente.

2- Aprovação e liberação da compra pelo banco ou operadora de cartão.

3- Confirmação da aprovação e liberação da compra pela plataforma de pagamento.

4- Confirmação de pagamento pela Hotmart.

5- Envio dos dados de acesso.

Uma vez que há mais de um agente envolvido na aprovação da compra, alguns fatores podem impedir a sua aprovação. Para melhor entendimento desses fatores, vamos analisar os possíveis problemas que podem surgir em cada uma dessas etapas:

 1) Pedido de compra pelo cliente

Na página de compra de um produto, podem ocorrer alguns problemas com relação ao preenchimento dos dados de pagamento, gerando mensagens instantâneas que impedem a conclusão do seu pedido. São elas:

1) ATENÇÃO: Não foi possível pagar com este cartão. Foi identificado algum dado incorreto do seu cartão, sendo assim, confira os dados inseridos ou faça o pedido via boleto. Mais detalhes são enviados diretamente para o seu e-mail. 

2) Cartão de crédito inválido ou bandeira não suportada: verifique os dados do cartão e bandeira selecionada na página de compra. 

3) CPF não foi preenchido corretamente: verifique os dados informados nesse campo.

4) Data de Validade do cartão é obrigatória. Por favor, preencha mês e ano da validade do cartão.

5) Desculpe, mas este produto não está mais disponível para venda.

6) E-mail não é válido. Por favor, corrija seu e-mail e tente novamente: verifique se o e-mail inserido não contém nenhum erro de digitação ou não está com a primeira letra maiúscula.

7) Houve um problema ao gerar o boleto: tente mais uma vez gerar o boleto e, caso não consiga, entre em contato com nossa equipe de suporte. Não se preocupe com os boletos gerados anteriormente, pois o não pagamento implica no cancelamento dos mesmos.

8) Houve um problema de comunicação com a operadora: entre em contato diretamente com a sua operadora de cartão de crédito, verifique se há algum problema temporário e tente realizar a compra novamente.

9) Não foi possível concluir a compra. Os Termos de Compra foram infringidos.

10) Número de cartão inválido. Existem letras ou espaços no campo 'Número do cartão': verifique se não há dígitos incorretos dentre as informações preenchidas.

11) Transação negada pela operadora de cartão: entre em contato com a sua operadora de cartão para verificar o saldo e o limite disponíveis na data da compra.

12) Você já submeteu uma compra nesta sessão: verifique seu e-mail para ver se não há nenhuma confirmação de compra desse mesmo produto para evitar compras em duplicidade.

13) VAT informado é inválido.

14) Pedimos desculpas, mas não foi possível realizar a conversão cambial do produto solicitado.

Para maiores esclarecimentos sobre qualquer um dos tópicos acima, favor entrar em contato direto com nossa equipe de Suporte.

2) Aprovação e liberação da compra pela operadora de cartão

Após o envio do pedido de compra via cartão de crédito, é necessário a aprovação e liberação por parte da sua operadora. Seguem abaixo alguns motivos que podem impedir a efetivação da compra por esse agente. 

1) Os dados do cartão foram informados incorretamente. Confira se você digitou corretamente o Nome escrito no cartão, o Número, a Data de Expiração e o CVV no formulário de compra.

2) O cartão informado não é cartão de crédito. Verifique se o cartão é realmente um cartão de crédito, ou se na realidade é um cartão de débito, alimentação, ou não está habilitado para compras via internet. Lembre-se que não há a opção de pagamento via cartão de débito.

3) O pagamento foi negado pelo Banco Emissor do cartão (ex: o banco ou instituição que emitiu seu cartão). O Emissor pode negar o pagamento mesmo que haja saldo se ele entender que a compra fugiu dos seus hábitos normais de compra.

a) Se você está comprando algo de um valor muito diferente do que normalmente compra no cartão. Por exemplo: você costuma fazer compras de R$ 100,00 a R$ 300,00 no cartão e um dia decide comprar algo que custa R$ 1,00 no cartão, ou algo que custa R$ 4.000. Este é o tipo de situação que o Banco Emissor pode considerar suspeita e não liberar o crédito, mesmo que você tenha limite e mesmo que a compra seja legítima.
b) Se você está comprando em um horário muito diferente do que está acostumado a fazer compras na internet. Por exemplo: normalmente você faz suas compras na internet a noite e um belo dia decidiu comprar pela manhã. O Banco Emissor pode considerar esta uma atitude suspeita e não liberar o crédito.

OBS: Nestes casos, você precisa ligar para o Emissor do cartão e autorizar a compra.

4) Não havia saldo suficiente no cartão:

a) No caso de compras parceladas, não basta ter o valor da parcela do mês disponível para que a compra possa ser realizada. Ao fazer uma compra parcelada, mesmo que você pague apenas 1 parcela por mês, o crédito reservado no cartão é o valor total da compra e, com isto, muitas vezes o cartão nega a compra por estouro do limite;
b) Dependendo da data da compra o saldo do cartão já pode ter sido consumido naquele mês, então a operadora de crédito nega a transação;

5) O cartão não estava habilitado para compras na internet: é muito comum os cartões serem emitidos sem permissão de compras online, principalmente se for o primeiro cartão da pessoa. Nestes casos, o comprador precisa ligar na operadora de cartão e pedir o desbloqueio do cartão para compras online.

6) A compra foi cancelada, mas a operadora diz que foi cobrado: isto é comum, pois caso haja saldo e o motivo do cancelamento foi devido a algum critério do banco emissor (item #3 deste artigo), o saldo será temporariamente consumido e alguns dias depois será estornado automaticamente pelo próprio cartão.

Caso ocorra algum desses problemas, para que você efetue a compra, é necessário uma verificação direta com a sua operadora de cartão.

3) Confirmação da aprovação e liberação da compra pela plataforma de pagamento

Para compras realizadas via cartão de crédito: 

O meio de pagamento pode levar até 72 horas para notificar a sua operadora da recusa da compra. Nesse intervalo, a cobrança pode aparecer em seu cartão, mesmo que tenha sido recusada, porque a operadora ainda não foi notificada. Se você chegou a receber alguma mensagem de aprovação, você deve aguardar este prazo para que seja confirmado o cancelamento. Caso a cobrança permaneça em sua fatura, pedimos que envie para o nosso Suporte uma imagem desta para conferirmos juntamente à plataforma de pagamento se a cobrança foi mesmo indevida ou se a transação foi aprovada. Lembramos que a imagem deve ser da fatura fechada, e não da fatura online, pois esta pode sofrer modificações até o seu fechamento.

Para as compras realizadas através do boleto bancário:

Atente-se ao prazo de vencimento do boleto. Ele pode variar de 1 a 10 dias, de acordo com a preferência do produtor.

Caso não efetue o pagamento dentro do prazo, o boleto será cancelado sem que nenhuma taxa seja cobrada. Todos os pagamentos via boleto podem levar até 72 horas úteis (3 dias úteis) para serem identificados pelo nosso sistema. Essa confirmação é feita exclusivamente via sistema, não sendo possível adiantar o processo de aprovação.

Os pagamentos de boleto realizados fora do prazo de validade não são aprovados, sendo automaticamente devolvidos para a sua conta bancária ou a sua conta do meio de pagamento. O mesmo acontece com pagamentos de boleto em duplicidade. Caso a devolução não seja realizada automaticamente, entre em contato com o nosso suporte. Para agilizar a resolução da sua demanda, anexe os seguintes arquivos à mensagem:

1) Cópia digitalizada do Boleto pago.
2) Cópia digitalizada do Comprovante de pagamento.

4) Confirmação de pagamento pela Hotmart

Concluída a aprovação da compra pela operadora e o meio de pagamento escolhido, a Hotmart é notificada e envia automaticamente os dados de acesso para o cliente.

5) Envio dos dados de acesso

Com todas as aprovações, confirmações e liberações realizadas, a Hotmart providencia o envio dos dados de acesso para o cliente, que pode ocorrer de duas maneiras:

1) Envio direto: a plataforma da Hotmart gera os dados de acesso os envia ao e-mail do cliente.

2) Envio pelo Produtor: alguns produtores preferem enviar os dados de acesso ao produto pelo seu sistema próprio. Sendo assim, a Hotmart notifica o sistema do produtor que a compra foi realizada para que esse sistema gere os dados e os envie aos clientes.

Como os dados de acesso são enviados para o seu e-mail, lembre-se sempre de verificar sua caixa de entrada, lixeira e spam. 

Caso não tenha recebido esses dados, sugerimos que entre em contato com o nosso Suporte, pois o seu e-mail pode estar cadastrado errado ou ter acontecido um problema técnico! Estamos sempre à disposição! :) 



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