Por que minha compra foi cancelada ou meu pagamento não foi reconhecido?

O processo de compra na Hotmart é simples e rápido, apresentando algumas etapas de liberação e aprovação que precisam ser seguidas para que a compra seja aprovada, são elas:

1- Pedido de compra pelo cliente.

2- Aprovação e liberação da compra pelo banco ou operadora de cartão.

3- Confirmação da aprovação e liberação da compra pela plataforma de pagamento.

4- Confirmação de pagamento pela Hotmart.

5- Envio dos dados de acesso.

Uma vez que há mais de um agente envolvido na aprovação da compra, alguns fatores podem impedir a sua aprovação. Para melhor entendimento desses fatores, vamos analisar os possíveis problemas que podem surgir em cada uma dessas etapas:

 1) Pedido de compra pelo cliente

Na página de compra de um produto, podem ocorrer alguns problemas com relação ao preenchimento dos dados de pagamento, gerando mensagens instantâneas que impedem a conclusão do seu pedido. São elas:

1) ATENÇÃO: Não foi possível pagar com este cartão. Por favor, confira os dados do cartão, ou faça o pedido via boleto: foi identificado algum dado incorreto do seu cartão, sendo assim, confira os dados inseridos. Ademais, maiores detalhes foram enviados diretamente para o seu e-mail, se o problema persistir, você pode efetuar a compra através de outros meios.

2) Cartão de crédito inválido ou bandeira não suportada: verifique os dados do cartão e bandeira selecionada na página de compra. Tente mais uma vez, utilize outro cartão ou forma de pagamento.

3) CPF não foi preenchido corretamente: verifique os dados informados nesse campo.

4) Data de Validade do cartão é obrigatória. Por favor, preencha mês e ano da validade do cartão: Verifique o preenchimento completo dessas informações.

5) Desculpe, mas este produto não está mais disponível para venda.

6) E-mail não é válido. Por favor, corrija seu e-mail e tente novamente: verifique se o e-mail inserido não contém nenhum erro de digitação. Certifique-se também de que ele não está com a primeira letra maiúscula.

7) Houve um problema ao gerar o boleto: tente mais uma vez gerar o boleto e se não conseguir entre em contato com nossa equipe de suporte. Não se preocupe com os boletos gerados anteriormente, pois o não pagamento implica no cancelamento dos mesmos.

8) Houve um problema de comunicação com a operadora: entre em contato diretamente com a sua operadora de cartão de crédito, verifique se há algum problema temporário e tente realizar a compra novamente.

9) Não foi possível concluir a compra. Os Termos de Compra foram infringidos.

10) Número de cartão inválido. Existem letras ou espaços no campo 'Número do cartão': verifique se não há dígitos incorretos dentre as informações preenchidas.

11) Transação negada pela operadora de cartão. Por favor, confira os dados do cartão ou compre com boleto bancário: entre em contato com a sua operadora de cartão para verificar o saldo e o limite disponíveis na data da compra.

12) Você já submeteu uma compra nesta sessão: verifique seu e-mail para ver se não há nenhuma confirmação de compra desse mesmo produto para evitar compras em duplicidade.

13) VAT informado é inválido.

14) Pedimos desculpas, mas não foi possível realizar a conversão cambial do produto solicitado.

Para maiores esclarecimentos sobre qualquer um dos tópicos acima, favor entrar em contato direto com nossa equipe de Suporte.

2) Aprovação e liberação da compra pela operadora de cartão

Após o envio do pedido de compra via cartão de crédito, é necessário a aprovação e liberação por parte da sua operadora. Seguem abaixo alguns motivos que podem impedir a efetivação da compra por esse agente. 

1) Os dados do cartão foram informados incorretamente. Confira se você digitou corretamente o Nome escrito no cartão, o Número, a Data de Expiração e o CVV no formulário de compra.

2) O cartão informado não é cartão de crédito. Verifique se o cartão é realmente um cartão de crédito, ou se na realidade é um cartão de débito, alimentação, ou não está habilitado para compras via internet. Lembre-se que há a opção de pagamento via cartão de débito.

3) O pagamento foi negado pelo Banco Emissor do cartão (ex: o banco ou instituição que emitiu seu cartão). O Emissor pode negar o pagamento mesmo que haja saldo se ele entender que a compra fugiu dos seus hábitos normais de compra.

a) Se você está comprando algo de um valor muito diferente do que normalmente compra no cartão. Por exemplo: você costuma fazer compras de R$ 100 a R$ 300 no cartão e um dia decide comprar algo que custa R$ 1,00 no cartão, ou algo que custa R$ 4.000. Este é o tipo de situação que o Banco Emissor pode considerar suspeita e não liberar o crédito, mesmo que você tenha limite e mesmo que a compra seja legítima.
b) Se você está comprando em um horário muito diferente do que está acostumado a fazer compras na internet. Por exemplo: normalmente você faz suas compras na internet a noite e um belo dia decidiu comprar pela manhã. O Banco Emissor pode considerar esta uma atitude suspeita e não liberar o crédito.

OBS: Nestes casos, você precisa ligar para o Emissor do cartão e autorizar a compra.

4) Não havia saldo suficiente no cartão:

a) No caso de compras parceladas, não basta ter o valor da parcela do mês disponível para que a compra possa ser realizada. No entanto, ao fazer uma compra parcelada, mesmo que você pague apenas 1 parcela por mês, o crédito reservado no cartão é o valor total da compra e com isto muitas vezes o cartão nega a compra por estouro do limite;
b) Dependendo da data da compra o saldo do cartão já pode ter sido consumido naquele mês, então a operadora de crédito nega a transação;

5) O cartão não estava habilitado para compras na internet: é muito comum os cartões serem emitidos sem permissão de compras online, principalmente se for o primeiro cartão da pessoa. Nestes casos,
o comprador precisa ligar na operadora de cartão e pedir o desbloqueio do cartão para compras online.

6) A compra foi cancelada, mas a operadora diz que foi cobrado: isto é comum, pois caso haja saldo e o motivo do cancelamento foi devido a algum critério do banco emissor (item #3 deste artigo), o saldo será temporariamente consumido e alguns dias depois será estornado automaticamente pelo próprio cartão.

Caso ocorra algum desses problemas, para que você efetue a compra, é necessário uma verificação direta com a sua operadora de cartão.

3) Confirmação da aprovação e liberação da compra pela plataforma de pagamento

Para compras realizadas via cartão de crédito: 

O meio de pagamento pode levar até 72 horas para notificar a sua operadora da recusa da compra. Nesse intervalo, a cobrança pode aparecer em seu cartão mas a mesma pode ter sido recusada e ainda não foi notificada. Se você chegou a receber alguma mensagem de aprovação, você deve aguardar este prazo para que seja confirmado o cancelamento. Caso a cobrança permaneça em sua fatura, pedimos que envie para o nosso Suporte uma imagem da sua fatura para conferirmos juntamente a plataforma de pagamento se a cobrança foi mesmo indevida ou se a transação foi aprovada. Lembramos que a imagem deve ser da fatura fechada, e não da fatura online, pois esta pode sofrer modificações até o seu fechamento.

Para as compras realizadas através do boleto bancário:

Atente-se à data de vencimento do mesmo. Ela pode variar de 1 a 10 dias, de acordo com a preferência do produtor.

Caso não efetue o pagamento dentro do prazo, será realizado o cancelamento do mesmo sem que nenhuma taxa seja cobrada. Todos os pagamentos via boleto podem levar até 72 horas úteis (3 dias úteis) para que nosso sistema identifique a ação. Essa confirmação é feita exclusivamente via sistema, não sendo possível adiantar o processo de aprovação.

Os pagamentos de boleto realizados fora do prazo de validade não são aprovados, sendo automaticamente devolvidos para a sua conta bancária ou a sua conta do meio de pagamento. O mesmo acontece com pagamentos de boleto em duplicidade. Caso a devolução não seja realizada automaticamente, entre em contato com o nosso suporte. Para agilizar a resolução da sua demanda, anexe os seguintes arquivos à mensagem:

1) Cópia digitalizada do Boleto pago.
2) Cópia digitalizada do Comprovante de pagamento.

4) Confirmação de pagamento pela Hotmart

Concluída a aprovação da compra pela operadora e o meio de pagamento escolhido, a Hotmart é notificada e providencia o envios dos dados de acesso para o cliente.

5) Envio dos dados de acesso

Com todas as aprovações, confirmações e liberações realizadas, a Hotmart providencia o envio dos dados de acesso para o cliente que pode ocorrer de duas maneiras:

1) Envio direto: a plataforma da Hotmart gera os dados de acesso e envia os mesmos ao e-mail do cliente.

2) Envio pelo Produtor: alguns produtores preferem enviar os seus dados de acesso ao produto pelo seu sistema próprio. Sendo assim, a Hotmart notifica o sistema do produtor da compra para que esse sistema gere os dados e envie o mesmo aos clientes.

Como os dados de acesso são enviados para o seu e-mail, lembre-se sempre de verificar sua caixa de entrada, lixeira e spam. 

Caso não tenha recebido esses dados, sugerimos o contato direto com o nosso Suporte, pois o seu e-mail pode estar cadastrado errado ou ter acontecido um problema técnico o qual nossa equipe verificará! Estamos sempre à disposição! :) 



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