O Pixel do Facebook é uma ferramenta que poderá ajudar os produtores a medir, otimizar e influenciar a criação de públicos focados em suas campanhas.
Ele funciona com um código que, ao ser configurado em suas páginas de vendas, checkout e página de obrigado, permite que elas consigam ser mapeadas junto com o seu fluxo de campanhas do Facebook Ads.
Na Hotmart, é possível aplicar o pixel aos seus HotLinks, tornando fácil o rastreamento de suas vendas (tracking) e toda a divulgação via Facebook.
Segue abaixo o passo a passo para configurar essa ferramenta.
Configurando o Pixel no Facebook:
1. Acesse a área de Gerenciador de eventos
2. No canto superior direito, localize o botão Adicionar fonte de dados
3. Escolha a opção Pixel do Facebook
4. Clique em Criar Píxel
5. Nomeie o seu Pixel
É bom notar que, mesmo com um Pixel, você pode criar eventos e conversões personalizadas, de acordo com o seu foco e conversões
6. Depois de ter criado o pixel, selecione Instalar o pixel agora
Serão disponibilizadas algumas opções para instalação do código. Escolha a opção de Copiar e colar o código.
Normalmente, para que o pixel possa funcionar corretamente, você deve inserir o pixel no HTML de sua página com o evento que quer rastrear.
Você também pode habilitar o Facebook Advanced Matching: uma ferramenta que te permite enviar mais informações sobre as transações e o ajuda a criar audiências mais assertivas.
Por enquanto, são enviadas duas novas informações: Nome e E-mail. Caso você queira habilitá-lo, você só precisa configurar o Advanced Matching no Facebook, a integração com a Hotmart acontecerá automaticamente.
Configurando o Pixel na Hotmart:
1. Acesse sua conta na plataforma pelo link: https://app-vlc.hotmart.com/login
2. No menu do lado esquerdo, clique em Ferramentas
3. Clique em Pixel de Rastreamento
4. Selecione o Produto ao qual deseja integrar o pixel do Facebook e clique em Continuar
5. Clique em Facebook
6. Informe o código do pixel:
A única parte do código que deve ser utilizado na Hotmart é o número de identificação do pixel, que diferencia os usuários. Ele pode ser identificado dentro do pixel após "id=".
7. Em configurações avançadas, você poderá escolher se deseja que o pixel seja aplicado nas páginas de checkout e/ ou páginas de obrigado, escolher se você deseja trackear todos os meios de pagamento ou só cartão de crédito e quando enviar os valores da compra.
8. Clique em Salvar para concluir o processo.
Acompanhando o Pixel
Ao configurar um anúncio, lembre-se que é necessário o ID do Pixel para mensurar suas conversões e audiência nas páginas de vendas, checkout e páginas de obrigado (você pode encontrar o ID no canto direito da tela, na seção de “Pixel”; ele também deve ser instalado na plataforma Hotmart, como já te mostraremos logo abaixo!).
No próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook, no gráfico principal, veja o tráfego de acionamentos ao pixel, entre outras informações;
Neste momento, a Hotmart passa a enviar dados relevantes de suas páginas, bem como do checkout. Por falar nisso, com o pixel ativo, assim que uma compra é realizada, você vai receber os seguintes parâmetros:
– Valor (enviamos o valor da comissão do usuário que instalou o pixel);
Parâmetro: value
Evento onde se aplica: “purchase”
Valores válidos: Número decimal, separado por ponto (Ex.: 123.99)
– Tipo de Pagamento (o cliente utilizou um cartão de crédito, boleto bancário, dentre outros);
Parâmetro: payment_type
Evento onde se aplica: “purchase”
Valores válidos: BILLET, CREDIT_CARD, DIRECT_DEBIT, HOTMART_BALANCE, PAYPAL, PAYPAL_INTERNACIONAL, CASH_PAYMENT, SAMSUNG_PAY, GOOGLE_PAY.
– Moeda (moeda corrente em que a transação foi realizada);
Parâmetro: currency
Evento onde se aplica: “purchase”
Valores válidos: Código de moeda ISO 4217
– ID de Produto Hotmart (número de identificação do produto na plataforma)
Parâmetro: product_id
Eventos onde se aplica: “initiateCheckout” e “purchase”
Valores válidos: id do produto na plataforma Hotmart.
*As suas compras vão aparecer em “Eventos” no Facebook.
E aí vem uma parte super importante: criar eventos e conversões personalizadas!
Você pode estabelecer, por exemplo, conversões de compras feitas com cartão de crédito, débito ou boleto, e checar, na Hotmart, os valores.
Elas servem para segmentar ou personalizar eventos no fluxo de venda, facilitando a visualização de seus relatórios de resultados.
Saiba mais sobre como criar conversões personalizadas aqui.
Caso tenha dúvidas ou deseje saber mais sobre a importância de entender melhor o comportamento do seu público-alvo, leia as seguintes publicações:
O que é Remarketing e como ele impulsiona suas vendas?
5 passos para criar uma campanha publicitária lucrativa no Facebook
[Update]
Atualmente, um plugin do Google Chrome disponibilizado pelo Google e Facebook possibilita a verificação do pleno funcionamento de seus Pixels. Legal, né?
São eles:
Tag Assistant (Google)
Este é um recurso para para solucionar questões relacionadas a instalação de variadas tags do Google, incluindo Google Analytics, Google Tag Manager, Adwords Conversion Tracking e outros.
Ao utilizar o Tag Assistant você poderá navegar em qualquer página e saber quais tags estão presentes em cada uma delas, reportar erros e sugerir melhorias.
Você também pode utilizar o Google Tag Assistant Recording para gravar o fluxo de um (a) usuário (a) pelo seu site e validar, diagnosticar e solucionar problemas, instantaneamente, com a implementação do Google Analytics.
Facebook Pixel Helper
O Facebook Pixel Helper é uma ferramenta que permite validar a implementação do seu pixel. Ele atua buscando conversões ou pixels do Facebook e garantindo um feedback em tempo real na implementação.
Um pequeno número irá surgir no ícone do Facebook Pixel Helper para indicar um número de eventos do pixel. Quando clicado, um painel surgirá para mostrar um overview detalhado dos pixels das páginas, incluindo avisos, erros e êxitos.
Para acessar relatórios e gráficos aprofundados sobre o seu negócio, recomendamos que insira o Código de Rastreamento da Hotmart em seu site. Veja como aqui.
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