Como configurar o Pixel de Facebook

O Pixel do Facebook é uma ferramenta que poderá ajudar os produtores a medir, otimizar e influenciar a criação de públicos focados em suas campanhas. É possível compreender o pixel como um código JavaScript que, ao ser configurado em suas páginas de vendas, checkout e página de obrigado, permite que elas consigam ser mapeadas junto com o seu fluxo de campanhas do Facebook Ads.

 

Com a Hotmart, é possível aplicar o pixel aos seus HotLinks, tornando fácil o rastreamento de suas vendas (tracking) e toda a divulgação via Facebook.

Segue abaixo o passo a passo para produtores configurarem essa ferramenta - afiliados podem aprender clicando aqui:

No Facebook:

1) Na sua conta do Facebook, vá até o “Gerenciador de Anúncios” e, na seção “Pixel”, clique em “Criar Pixel”;

Na imagem, tela da rede social para criar pixel do facebook

2) Nomeie o seu Pixel e selecione “Instalar o pixel agora”; é bom notar que, mesmo com um Pixel, você pode criar eventos e conversões personalizadas, de acordo com o seu foco e conversões;

Na imagem, criação de pixel do facebook na rede

Na imagem, criação do pixel do facebook com sinal de "check"

Na imagem, criação e instalação do pixel do facebook

3) No próprio “Gerenciador de Anúncios”, no gráfico principal, veja o tráfego de acionamentos ao pixel, entre outras informações;

4) Ao configurar um anúncio, lembre-se que é necessário o ID do Pixel para mensurar suas conversões e audiência nas páginas de vendas, checkout e páginas de obrigado (você pode encontrar o ID no canto direito da tela, na seção de “Pixel”; ele também deve ser instalado na plataforma Hotmart, como já te mostraremos logo abaixo!).

Na imagem, gerenciador de anúncios e gráfico do pixel do facebook

5) Neste momento, a Hotmart passa a enviar dados relevantes de suas páginas, bem como do checkout. Por falar nisso, com o pixel ativo, assim que uma compra é realizada, você vai receber os seguintes parâmetros:

– Valor (o valor pago pelo comprador);

Parâmetro: value

Evento onde se aplica: “purchase”

Valores válidos: Número decimal, separado por ponto (Ex.: 123.99)

– Tipo de Pagamento (o cliente utilizou um cartão de crédito, boleto bancário, dentre outros);

Parâmetro: payment_type

Evento onde se aplica: “purchase”

Valores válidos: BILLET, CREDIT_CARD, DIRECT_DEBIT, HOTMART_BALANCE, PAYPAL, PAYPAL_INTERNACIONAL

– Moeda (moeda corrente em que a transação foi realizada);

Parâmetro: currency

Evento onde se aplica: “purchase”

Valores válidos:  Código de moeda ISO 4217

– ID de Produto Hotmart (número de identificação do produto na plataforma)

Parâmetro: product_id

Eventos onde se aplica: “viewContent”, “initiateCheckout” e “purchase”

Valores válidos: id do produto na plataforma Hotmart.

*As suas compras vão aparecer em “Eventos” no Facebook.

6) E aí vem uma parte super importante: criar eventos e conversões personalizadas! (Você pode estabelecer, por exemplo, conversões de compras feitas com cartão de crédito, débito ou boleto, e checar, na Hotmart, os valores.). Elas servem para segmentar ou personalizar eventos padrões no fluxo de venda, facilitando a visualização de seus relatórios de resultados.

Na imagem, gráfico de conversões personalizadas de pixel do facebook

Ou seja, ao checar essas informações na plataforma Hotmart – aprenda a seguir – e no Facebook, você consegue ver o que realmente está entrando em seu saldo e o que, na rede social, pode estar notificado como uma conversão, mas que, na verdade, é apenas um boleto gerado (mesmo que ele ainda não tenha sido pago).

7) Se desejar, você poderá checar se o pixel foi instalado corretamente e se está funcionando (ele está “Ativo”) também no Gerenciador de Anúncios, ok?

Na Hotmart - Para Produtores:

 

1) Faça login na Hotmart. No menu do lado esquerdo, selecione "Ferramentas" e encontre a opção "Pixel de Rastreamento".

2) Selecione o Produto e clique na opção "Facebook":

3) Além de informar o código do pixel:

é preciso atualizar os links de checkout para que possam ativar diretamente o seu pixel. Veja só:

O checkout antigo segue esse padrão https://www.hotmart.net.br/checkout.html?order=A7A, em que A7A é o seu código de Produtor, certo?

1) Se você utilizava algum parâmetro, ficava assim: https://www.hotmart.net.br/checkout.html?order=A7A&src=mobile

2) Se usava alguma oferta, ficava assim: https://www.hotmart.net.br/checkout.html?order=A7A&off=XW

3) Se utilizava os dois, o link ficava assim: https://www.hotmart.net.br/checkout.html?order=A7A&src=mobile&off=XW

Agora, com o novo pixel do Facebook, você deve substituir hotmart.net.br/checkout.html?order por pay.hotmart.com e os links deixam de ter “&” logo após o código de Produtor, ficando com “?”.

Ou seja, em todos os botões de pagamento, você tem que alterar o link para pay.hotmart.com seguindo os mesmos exemplos acima.

Com o novo pixel, os links deverão ficar assim:

1) Se você usar algum parâmetro de rastreamento, ficará assim: https://pay.hotmart.com/A7A?src=mobile

2) Se você utilizar só oferta, vai colocar “?off=”, e o código de ofertas ficará assim: https://pay.hotmart.com/A7A?off=XW

3)  Se usar os dois, o link ficará assim: https://pay.hotmart.com/A7A?src=mobile&off=XW

Mais uma observação:

O “&” passa a ser usado somente no final para incluir mais de um parâmetro, seja ele “src”, oferta, ou qualquer outro parâmetro que você já aprendeu melhor aqui.

Os afiliados poderão aprender a configurar o Pixel de Facebook clicando aqui.

Caso tenha dúvidas com relação a essa funcionalidade, ou deseje saber mais sobre a importância de entender melhor o comportamento do seu público-alvo, leia as seguintes publicações:

O que é Remarketing e como ele impulsiona suas vendas?

Glossário do empreendedor digital: 113 termos que você precisa conhecer

5 passos para criar uma campanha publicitária lucrativa no Facebook

Para acessar relatórios e gráficos aprofundados sobre o seu negócio, recomendamos que insira o Código de Rastreamento da Hotmart em seu site. Veja como aqui. 

 

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