Como funciona o cancelamento e reembolso de uma assinatura?

Inicialmente, é necessário que um comprador entenda o que é um produto de assinatura e como funciona a sua cobrança. Lendo o artigo "Como funciona o serviço de assinatura da Hotmart?" você ficará por dentro das implicações de contratar um serviço de assinatura pela nossa plataforma! 

Considerando que serão cobradas recorrentemente parcelas em seu cartão, ou via boleto bancário, é necessário entender a diferença entre cancelar uma assinatura e solicitar o reembolso.

  • Reembolso de uma assinatura:

Cada cobrança processada pelo nosso sistema gera uma transação para a sua assinatura. Ou seja, uma assinatura ativa de 6 meses de duração, terá um total de 6 transações geradas, uma para cada mensalidade (a transação é gerada independente da aprovação do pagamento).

Cada uma dessas transações possui um prazo de garantia de de 7, 15 ou 30 dias, ou seja, cada recorrência pode ser reembolsada sem empecilhos pela plataforma caso o comprador solicite o cancelamento desse pagamento dentro do prazo.

IMPORTANTE: o pedido de reembolso de uma transação não implica no reembolso do valor total já pago, tampouco cessa a cobrança das mensalidades futuras.

  • Cancelamento de uma assinatura:

O cancelamento de uma assinatura implica apenas na interrupção das cobranças que ainda não foram lançadas, ou seja, interrompe o serviço. O comprador não terá mais acesso à área de membros e tampouco deverá pagar o valor total do produto.

Porém, o cancelamento não implica na devolução do valor total investido. 

Sendo assim, caso deseje cancelar um serviço de assinatura, saiba que você deverá também solicitar o reembolso da última transação paga. Lembre-se que ela deve estar dentro do prazo de devolução.

O cancelamento e o reembolso são dois processos que devem ser solicitados em paralelo. Nos artigos abaixo, você poderá aprender o passo a passo para realizar cada um deles pela plataforma:

1- Cancelar a assinatura:

Como alterar as configurações de pagamento ou cancelar um serviço de assinatura?

2- Solicitar o reembolso:

2.1- Para assinaturas realizadas por boleto bancário: Como solicitar o cancelamento e reembolso de uma compra realizada por boleto ou débito bancário?

2.2- Para assinaturas realizadas por cartão de crédito: Como solicitar o cancelamento e reembolso de uma compra realizada por cartão de crédito?

Caso encontre dificuldades para realizar um desses processos, nosso Suporte se encontra à disposição!

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 2
PARA SABER MAIS, VISITE O NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação