Você sabe o que é um produto de assinatura e como funciona a sua cobrança.
Lendo o artigo "Como funciona o serviço de assinatura da Hotmart?" você ficará por dentro das implicações de contratar um serviço de assinatura pela nossa plataforma!
Considerando que serão cobradas recorrentemente parcelas em seu cartão, ou via boleto bancário, é necessário entender a diferença entre cancelar uma assinatura e solicitar o reembolso.
Reembolso de uma assinatura
Cada cobrança processada pelo nosso sistema gera uma transação para a sua assinatura. Ou seja, uma assinatura ativa de 6 meses de duração, terá um total de 6 transações geradas, uma para cada mensalidade (a transação é gerada independente da aprovação do pagamento).
Cada uma dessas transações possui um prazo de garantia de de 7, 15 ou 30 dias, ou seja, cada recorrência pode ser reembolsada sem empecilhos pela plataforma caso o comprador solicite o cancelamento desse pagamento dentro do prazo.
IMPORTANTE: o pedido de reembolso de uma transação não implica o reembolso do valor total já pago, tampouco cessa a cobrança das mensalidades futuras.
Como solicitar o reembolso
- Para assinaturas realizadas por boleto bancário: Como solicitar o cancelamento e reembolso de uma compra realizada por boleto ou débito bancário?
- Para assinaturas realizadas por cartão de crédito: Como solicitar o cancelamento e reembolso de uma compra realizada por cartão de crédito?
Como acompanhar o reembolso
Se você já fez um pedido de reembolso, poderá acompanhar o status da solicitação. Basta inserir o código da transação e o e-mail que você recebeu a compra.
Cancelamento de uma assinatura
O cancelamento de uma assinatura implica apenas na interrupção das cobranças que ainda não foram lançadas, ou seja, interrompe o serviço. O comprador não terá mais acesso à área de membros e tampouco deverá pagar o valor total do produto.
Porém, o cancelamento não implica na devolução do valor total investido.
Sendo assim, caso deseje cancelar um serviço de assinatura, saiba que você deverá também solicitar o reembolso da última transação paga. Lembre-se que ela deve estar dentro do prazo de devolução.
O cancelamento e o reembolso são dois processos que devem ser solicitados em paralelo. A interrupção dos pagamentos pelo cliente não implica no cancelamento automático da assinatura. É imprescindível que o cliente realize o cancelamento na plataforma Hotmart para deixar de ser cobrado.
Para realizar o cancelamento é super simples! Basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Faça seu login na nossa plataforma através do link https://app-vlc.hotmart.com/login
2. Após o login, irá abrir uma página da Hotmart com todos os produtos incríveis que você já comprou utilizando esse email.
OBS: usuários com perfil de Produtor e Afiliado, após realizarem o login, devem selecionar a opção "Minhas Compras" no menu esquerdo. Você será redirecionado para página Meus Produtos.
3. Clique na assinatura desejada. Uma aba será aberta do lado direito
4. Nessa aba, selecione a opção Configurar Pagamento
5. Na página que se abrirá, selecione a opção Deseja cancelar sua assinatura
6. Confirme o cancelamento clicando em Sim
Atenção: o cancelamento da assinatura não implica o reembolso do valor já investido, apenas cancela cobranças futuras. Mas, você pode obter o reembolso da última recorrência paga, caso ela esteja dentro do prazo de devolução.
Qualquer dúvida é só entrar em contato com o nosso Suporte.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.