Como um produtor reprocessa a cobrança de uma recorrência atrasada pela plataforma?

Uma vez que a venda de um produto de assinatura é realizada, o Hotpay realizará as cobranças automáticas de acordo com a configuração definida pelo produtor. Por isso, a cada cobrança é gerada uma transação relacionada a uma recorrência. Para conhecer quais status cada transação pode assumir, acesse o artigo: Quais status uma transação pode assumir?

Quando as recorrências são cobradas com sucesso e a assinatura está regular, ela assume o status de ativa.

Porém, nem sempre todas as transações são aprovadas com sucesso, podendo haver, por exemplo, restrições no cartão de crédito cadastrado pelo comprador ou o não pagamento de um boleto. Esses impedimentos fazem com que essa transação tenha seu status alterado para "Cancelada" ou "Boleto Impresso" e o status da assinatura passe a ser "Atrasada". 

Como funciona a recobrança dessas transações?

  • Para assinaturas realizadas com cartão de crédito: o sistema tenta reprocessar três vezes a cobrança. Caso não obtenha sucesso, essa transação continuará cancelada e o status da assinatura voltará a ser "ativa" somente quando a cobrança do mês seguinte for concretizada.

  • Para assinaturas realizadas com boleto bancário: como o boleto vence, o sistema não gera automaticamente outro boleto para o comprador. Nesse caso, ele mesmo poderá realizar esse procedimento seguindo os passos descritos neste artigo.

Em ambos os casos, o próprio produtor consegue realizar uma nova cobrança de uma transação não concretizada. Para isso, ele deve seguir os passos abaixo:

1. Acesse sua conta na Hotmart pelo link: https://app-vlc.hotmart.com/login

2. Clique em Vendas no menu esquerdo 

3. Clique em Visão Geral 

4. Clique na aba de Assinaturas 

Utilize os filtros para encontrar as assinaturas em atraso, podendo filtrar, além do status, o período em que a venda foi realizada, ou o nome do assinante.

5. Clique no ícone de Gerenciar 

6. A página a seguir será aberta. Nela, você deverá localizar a transação marcada em amarelo e clicar na seta. 

7. Clique em Reenviar transação  

Caso a compra tenha sido realizada com boleto bancário, o botão disponível será Reenviar Boleto.

É necessário considerar que um produto de assinatura é programado para ter, por exemplo, 12 recorrências. Se, durante esses 12 meses, ficaram parcelas em aberto, elas poderão ser recobradas antes que a assinatura assuma o status de "expirada" ou "vencida".

Ou seja, pagamentos em aberto de parcelas antigas, quando o HotPay já completou o lançamento das recorrências, não são reprocessadas pela plataforma e devem ser feitas pelo produtor em contato direto com o comprador.

Caso tenha dúvidas com relação a esse procedimento, nosso suporte segue à disposição para ajudá-lo!

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