Como um produtor reprocessa a cobrança de uma recorrência atrasada pela plataforma?

Uma vez que a venda de um produto de assinatura é realizada, o Hotpay realizará as cobranças automáticas de acordo com a configuração definida pelo produtor. Por isso, todo mês é gerada uma transação relacionada a uma mensalidade. Para conhecer quais status cada transação pode assumir, acesse o artigo: Quais status uma transação pode assumir?

Quando as recorrências são cobradas com sucesso e a assinatura está regular, ela assume o status de ativa.

Porém, nem sempre todas as transações são aprovadas com sucesso, podendo haver, por exemplo, restrições no cartão de crédito cadastrado pelo comprador ou o não pagamento de um boleto. Esses impedimentos fazem com que essa transação tenha seu status alterado para "Cancelada" ou "Boleto Impresso" e o status da assinatura passe a ser "Atrasada". 

Como funciona a recobrança dessas transações?

  • Para assinaturas realizadas com cartão de crédito: o sistema tenta reprocessar três vezes a cobrança. Caso não obtenha sucesso, essa transação continuará cancelada e o status da assinatura voltará a ser "ativa" somente quando a cobrança do mês seguinte for concretizada.

  • Para assinaturas realizadas com boleto bancário: uma vez que o boleto vence, o sistema não gera automaticamente outro boleto para o comprador. Nesse caso, ele mesmo poderá realizar esse procedimento seguindo os passos descritos nesse artigo.

Em ambos os casos, o próprio produtor consegue realizar uma nova cobrança de uma transação não concretizada. Para isso, ele deve seguir os passos abaixo:

1- Acesse sua conta na Hotmart pelo link: https://app-vlc.hotmart.com/login

2- Clique em "Vendas" no menu esquerdo e na aba de "Assinaturas". Utilize os filtros para encontrar as assinaturas em atraso, podendo filtrar, além do status, o período em que a venda foi realizada, ou o nome do assinante.

3- Clique no ícone de "Gerenciar".

4- A página a seguir será aberta onde você deverá localizar a transação marcada em amarelo e clicar na seta. A opção "Reenviar transação" estará disponível. Caso a compra tenha sido realizada com boleto bancário, o botão disponível será "Reenviar Boleto".

É necessário considerar que um produto de assinatura é programado para ter, por exemplo, 12 recorrências. Se durante esses 12 meses ficaram parcelas em aberto, elas poderão ser recobradas antes que a assinatura assuma o status de "expirada" ou "vencida".

Ou seja, mensalidades em aberto de parcelas antigas, quando o Hotpay já completou o lançamento das recorrências, não são reprocessadas pela plataforma e devem ser feitas pelo produtor em contato direto com o comprador.

Caso tenha dúvidas com relação a esse procedimento, nosso suporte segue à disposição para ajudá-lo!

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação